As emoções também podem ser assustadoras, opressoras, dolorosas, exaustivas e às vezes insuportáveis. Quando estamos nos sentindo altamente emocionais, parte do nosso cérebro tende a desligar. Quer estejamos sendo arrastados pelo amor ou levados pela raiva, as emoções podem fazer com que todos nós (em algum momento) ajamos de forma estúpida ou dizer coisas que nos arrependeremos depois.
Mas isso não significa que as emoções sejam ruins. Sentir alegria e tristeza é o que conecta nós para os outros.
Sentir estresse e orgulho nos ajuda a ser produtivos. Sentir medo pode ajudar-nos a agir de forma a estarmos seguros. As emoções servem como uma poderosa motivação para agir e se envolver com a vida, mas muitas vezes essas emoções podem ser avassaladoras.
Quando as emoções estão altas é essencial saber se acalmar, para começar pensar com clareza e fazer boas escolhas com suas ações.
Permita-se expressar suas emoções sem tentar freneticamente evitá-las, de forma que você trabalhe com eles lenta, cuidadosamente e de todo o coração.
Nunca na história da calma alguém se acalmou ao receber ordens para se acalmar. Se não podemos nos forçar a nos acalmar, como faremos isso?