Olá, meu nome é Alex Santos.
Sou o criador do Boletim do Alex.
Se você é novo, seja bem-vindo! E se você já me conhece, que bom que voltou :)
Aqui estão algumas coisas que eu queria compartilhar com você...
Pedagogia se refere à aprendizagem de crianças e adolescentes
Andragogia diz respeito à aprendizagem de adultos
Heutagogia trata da aprendizagem autônoma, independentemente de faixa etária (autodidatismo)
O método criado na década de 1990 por Stewart Hase e Chris Kenyon, na Austrália, é uma abordagem educacional em que o aluno é o único responsável pelo seu aprendizado.
A heutagogia propõe um estilo de aprendizado pautado na autonomia do aluno em busca do conhecimento.
O termo heutagogia, derivado do grego, explica por si só o seu conceito: heuta (auto) + agogus (guiar). Sendo um processo de aprendizagem autodirigida ou autodeterminada. O estudante é quem define o que quer saber e como vai aprender determinado conteúdo.
Na definição do Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa, autodidatismo é o ato de estudar e adquirir instrução por si mesmo, sem depender de orientação alheia, buscando conhecimento e aprimoramento pessoal por iniciativa e esforço próprio.
O termo surgido em 1871, autodidata deriva do idioma Francês, autodidacte, e este do idioma Grego, autodídaktos, “autodidata”, constituído por autos, “eu mesmo; por si próprio”, e dídaskó, “ensinar; instruir”.
A Conscienciologia ou a ciência do autoconhecimento e da autoexperimentação, oferece métodos e técnicas de aperfeiçoamento dos desempenhos pessoais por meio do empenho autodidata.
A Conscienciologia valoriza o autodidatismo como ferramenta para agregar condições que se tornam força para o indivíduo. Como autodidata, a consciência investe em intelectualidade e expande sua lucidez, ou a clareza de percepção e de razão. E quem tem mais lucidez tende a ser mais racional, além de ganhar mais autonomia na hora de tomar decisões.
Um dos pilares do modelo de estudo proposto pela Conscienciologia é a autopesquisa ou a investigação de si mesmo em prol da auto superação.
A autopesquisa pressupõe o autodidatismo, pois só a própria consciência poderá descobrir qual o melhor método para trabalhar em sua pior versão.
Já o autoconhecimento é o estudo autodidata dos nossos traços pessoais através de auto leitura, vivências pessoais e consciências, que nos fazem refletir sobre nossa personalidade, comportamentos, hábitos, temperamento e auto estima.
Até a próxima
Alex Santos